Layout, como vender mais?

A influência do layout para aumentar as vendas e gerar mais fluxo na loja é fundamental para você criar formas de abordar seu público e engajar seus clientes!



Apesar de layout ser um termo muito utilizado por profissionais de algumas áreas, nem todos entendem exatamente sua importância e complexidade.


Talvez você já até tenha ouvido esse termo em algum outro contexto: layout de produtos, layout de página de vendas, layout gráfico...mas aqui, nos atentaremos ao layout do espaço físico.


Layout do ambiente, é usado quando queremos nos referir à organização do espaço: como o mobiliário e os equipamentos serão distribuídos, como será o fluxo, como desejamos que o cliente circule nos espaços.

Nas áreas de venda, o layout é essencial para garantir ao cliente uma experiência no ato do consumo, aumentando o potencial de venda.


Sempre que vamos desenvolver um layout, nos preocupamos em criar fluxos e circulações para que o cliente consiga caminhar e permanecer o maior tempo possível no interior da loja, garantindo atendimento, visibilidade aos produtos e o desejo do consumo.





Mas em tempos de quarentena, em que as compras precisaram se tornar mais rápidas e pontuais e a segurança sanitária se tornou ponto alvo, como reorganizar o layout e garantir a segurança das vendas?

- Distanciamento pessoal mínimo determinado pelo decreto de cada Estado


- Número máximo de clientes por metro quadrado, com mesmo tempo de permanência no interior da loja.


- Demarcações no piso auxiliam os clientes a no cumprimento das determinações, assim como melhor orientação.


- Funcionários capacitados para orientá-los no ato da compra pode tornar o atendimento mais rápido, eficiente e garantir que o cliente esteja ciente de todos os produtos disponíveis para a venda.

O ponto principal a ser avaliado em seu layout do ambiente, nesse momento, é a segurança sanitária e boas práticas de manipulação dos alimentos.


Alterar o layout da loja, pode ser importante para otimizar as vendas e fluxo de pessoas (clientes e funcionários).


Reorganizar as gôndolas e o mobiliário de forma a garantir o distanciamento mínimo e evitar o aglomeramento de pessoas será uma estratégia eficaz.


Proponha para o seu espaço áreas de acessos e circulações mais amplas para que as pessoas possam utilizar os espaços mantendo o distanciamento e evitando contato.


Em lojas menores ou com maior volume de expositores, eliminar alguns ou reorganizá-los nas áreas de mesas e lanchonete - em que os usos não estão liberados - seja necessário.


Dica: aproveite para focar na exposição dos produtos essenciais e que garantem uma maior margem de lucratividade.

Uma outra estratégia interessante é o uso da sinalização de loja – ela sempre foi importante, mas nesse momento garante que o cliente seja mais rápido e eficiente no momento da compra.


A sinalização permite que o cliente se oriente corretamente no interior da loja, evitando que circule de forma desnecessária na busca pelos produtos.


É importante que a sinalização esteja localizada em uma posição visível, podendo ser fixadas no teto com letras e tamanhos que garantam a boa visibilidade ou nas gôndolas mais baixas, desde que estejam em posições estratégicas e na altura dos olhos.

Aproveite esse momento para se reinventar, ou reformar se preciso:


- adapte o mobiliário;

- crie novas estratégias visuais e de uso dos espaços;

- crie novos produtos e novas formas de exposição;


Nesse momento de isolamento social mantenha o cliente sempre próximo, mesmo que de forma digital, pois ele é o bem mais importante do seu negócio.


Depois que tudo isso passar, certamente, não seremos mais o mesmo, mas que estejamos prontos para um novo momento e novas oportunidades.


Estamos à disposição e podemos ajudar você a escolher o melhor layout para sua empresa.


Vamos juntos!


Ariana Ribeiro

Arquiteta

@arianaribeiro.arq

30 visualizações

Queremos ouvir você e tornar sua experiência no Portal ainda melhor. 

Fale conosco!

+55 (31)97599-0875

  • White Facebook Icon
  • Instagram

Padaria Lucrativa - CNPJ 34009409/0001-90

Padaria Lucrativa PNG_edited_edited.png

2020 - Todos os direitos reservados