“Pãodemia”, afinal o que é isso?

Outro dia ouvi esse termo, "pãodemia" e fiquei pensando nas oportunidades que o covid-19 trouxe para o mercado da Alimentação.


A "pãodemia" é uma delas! O ator não é um vírus, é o levain, um fermento, uma massa fermentada.



Um dos pães mais antigos de origem fermentada data de 3700 aC e foi escavado na Suíça, mas a origem do levain provavelmente se relaciona com a origem da agricultura muitos anos antes.


Pão com fermentação artesanal do

Chef Boulanger Kadu Carneiros



O mercado mudou, mas fato é que essa transformação começou bem antes da pandemia e tem mudado numa velocidade muito maior.


O cliente mudou. O consumidor está em transformação também, novos desejos e anseios.


Oportunidades aparecem durante momentos turbulentos, sentimos isso na pele com a crise.


Pudemos presenciar várias novas oportunidades para todo o segmento da alimentação.




- Novos produtos e serviços foram criados para suprir a demanda do consumidor;


- Outros serviços e produtos menos valorizados estão em alta novamente e alguns, como o delivery, está mostrando que não vai embora tão cedo.



Até pouco tempo, parece que foi há anos atrás, as padarias mais tradicionais não conseguiam ter bons resultados com os produtos artesanais, como os pães com levain. As lojas faziam e ainda fazem um esforço enorme para manter os produtos artesanais em seu mix de produtos.


A fermentação natural não tinha ganhado o gosto do Brasileiro. Esse hábito ainda não está marcante e o paladar da maioria da população se mantém focado nos produtos de primeira necessidade, mas uma certeza eu tenho, O PÃO ARTESANAL COM FERMENTAÇÃO NATURAL, veio pra ficar!


Ao contrário do susto que a quarentena causou, o levain é uma agradável surpresa para o público que se aventura na cozinha durante esse período de isolamento social.


Muitos consumidores estão adquirindo o hábito de ter esse produto à mesa. Porem sua rotina, home office, vai mudar novamente e esses aventureiros voltarão ao trabalho.


#levain #fermentacaonatural


O tempo extra em casa vai ser substituído novamente pelo trânsito, pelo tempo no escritório e reuniões presenciais.


Os novos hábitos adquiridos durante o período de quarentena, serão supridos pelas compras nas padarias e negócios que se organizarem a tempo para as crescentes demandas.


O empresário, panificador, que se atentar para as oportunidades geradas pela pandemia estará mais perto de ter sua padaria lucrativa e com maior rentabilidade dos produtos com fermentação natural.


Dois empresários panificadores de diferentes estados do Brasil compartilharam recentemente "seu's" levains!


Clodoaldo, de Alagoas e Bruno Malheiros do Ceará. Os dois carregam com sigo a mesma paixão, a fermentação natural. Bruno está abrindo sua primeira padaria artesanal e o Clodoaldo já tem sua loja e presença forte do mercado de sua cidade.


#levain de ambos os panificadores, respectivamente, Clodoaldo e Bruno.



Você deve estar se perguntando quais são as oportunidades e/ou o que fazer com todas essas informações!


Não estou sugerindo que você faça seu próprio #levain e transforme sua empresa a ponto de mudar tanto o mix de produtos.


Pensa comigo, quantas receitas de comidas gostosas e produtos de #panificação e #confeitaria foram compartilhados durante esse período de quarentena?


Conteúdos únicos e, antes, particulares de profissionais do segmento.


O Chef Leonardo Paixão é um dos exemplos do que quero mostrar pra você.


Outros empresários, proprietários de restaurantes, padarias, confeitarias estão compartilhando suas receitas preferidas e interagindo de forma mais próxima com seus seguidores!


Eles não estão preocupados em perder esse cliente nesse momento. O que esses chefs e empreendedores querem é manter o contato com o cliente; querem se fazer presente para o seu público.


#leonardopaixao #quitaldaurelia #reccruz



O importante aqui, é você se fazer as perguntas certas!


É você perceber esse movimento de transformação do mercado e de tudo que o envolve! Ah... ainda não estou falando da transformação digital, isso é tema pra outro post!


O que está por vir, não sabemos, mas conseguimos nos organizar e antecipar algumas ações estratégicas e garantir que a #pãodemia seja mais otimista.




Você empresário do setor da alimentação precisa se transformar e se conhecer, conhecer sua empresa (de forma real, diferente da visão das décadas passadas) e sobretudo, conhecer o SEU MERCADO e o SEU CLIENTE!



Está preparado?


Vamos juntos?


Conte comigo!


Abraço

Simone Collet


Queremos ouvir você e tornar sua experiência no Portal ainda melhor. 

Fale conosco!

+55 (31)97599-0875

  • White Facebook Icon
  • Instagram

Padaria Lucrativa - CNPJ 34009409/0001-90

Padaria Lucrativa PNG_edited_edited.png

2020 - Todos os direitos reservados