Dark Bakery, a padaria fantasma

O mercado mundial está em profunda transformação. O setor da panificação passará por mudanças e muitas empresas precisarão se reinventar. Hoje o texto publicado foi escrito por um empresário, panificador e visionário. Clodoaldo nos apresenta o conceito das Dark´s bakerys.


Dark bakery, a padaria fantasma.

Por Clodoaldo Nascimento.


"O conceito de "Dark kitchen" ou "Ghost Kitchen" (restaurantes fantasmas) se refere a empresas que atuam basicamente por aplicativos, sem espaços físicos para receber clientes, podem compartilhar e subdividir sua área de produção, abrindo espaço para profissionais criarem suas marcas e desenvolverem cardápios específicos ou ainda canalizar toda a operação para uma cozinha profissional, criando pratos de culturas diversas que serão impulsionados nas redes sociais.


Já é uma realidade no Estados Unidos, segundo o site consumidor moderno. A grande oferta de plataformas de entregas rápidas com seu exército de entregadores sempre disponível para realizar Delivery ágeis e seguros tornou-se a combinação perfeita para esse tipo de operação que sempre existiu, mas com pouca ou nenhuma eficácia na distribuição e produção.

Outra forma vantajosa de operação das "DARK´s" são as possibilidades que possuem os investidores de compartilhamento dos espaços, maquinários e profissionais de apoio para a produção de um cardápio diverso com a operação mais eficaz devido à redução dos custos fixos e da ausência de imobilização do capital em investimentos fixo como por exemplo compra de máquinas, decoração, utensílios dentre outros.

Os empreendedores das padarias devem entrar nesse conceito, tornando-se "DARK BAKERY", aproveitando essa oportunidade latente do mercado e compondo uma hélice tríplice com profissionais habilidosos (confeiteiros, cozinheiros, padeiros) e fornecedores.

Os investidores ofertarão seus espaços, máquinas, utensílios, mesas, fornos profissionais de limpeza e auxiliares, infraestrutura de comunicação, seguros, sistema de segurança, apoio jurídico, programas de prêmios e estrela para os destaques, enquanto os profissionais especialistas produzirão alimentos com assinaturas reconhecidas e os fornecedores darão todo o apoio na entrega de matéria-prima, insumos e distribuição dos alimentos prontos ou semiprontos.

Essas hélices azeitadas produzirão para atender o mercado com escala e com variedades de pratos, produtos de confeitaria, pães especiais com fermento selvagem, pastelaria com baixo custo de operação e com boas margens de contribuição, tudo isso pautado em protocolos de biossegurança e boas práticas de fabricação para produzir alimentos seguros para ofertas no meio digital, redes sociais e APPs com a operação transcorrendo com baixo contato, economicamente viável e sustentável do ponto de vista ambiental.

A DARK BAKERY seria um UBER da alimentação, monetizando sua operação com a retenção de um percentual a ser acordado com os parceiros.

Esse tipo de operação DARK BAKERY também deve surgir nas casas e apartamentos daqueles que buscam uma renda extra ou até por conta da necessidade para sobreviver nesse momento de pandemia.

Assim, a concorrência será amplificada ainda mais no setor de alimentos com esse novo normal parte da população não mais sairá de casa para comer por um longo período de tempo, mas continuará a utilizar o delivery com compras de alimentos prontos e semiprontos, como massas, pães congelados dentre outros, permitindo aos clientes viver uma experiência de diversão e criatividade típica da atividade culinária."

Clodoaldo Nascimento


#darkbakery #gosthbakery #padarialucrativa #bread #padarias #pãodemia #paoartesanal


Queremos ouvir você e tornar sua experiência no Portal ainda melhor. 

Fale conosco!

+55 (31)97599-0875

  • White Facebook Icon
  • Instagram

Padaria Lucrativa - CNPJ 34009409/0001-90

Padaria Lucrativa PNG_edited_edited.png

2020 - Todos os direitos reservados